966521878 | info@eps-gaia.pt | Rua Terços 83, 4410-236 Canelas CANELAS VNG, Portugal | |
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Soldadura Mig E Mag

 
 
 

Soldadura Mig E Mag

 
 
Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas) e (MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG). Neste processo de soldagem é o que nos podemos dizer que é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa).
 
 
 
A polaridade direta é raramente utilizada, pois, embora proporcione uma maior taxa de fusão do eletrodo, proporciona um arco muito instável. A faixa de corrente mais comumente empregadavaria de 50A até cerca de 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante. O processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, oalumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessuraacima de 200mm podem ser soldadas praticamente em todas as posições.
 
 
 
 
 
No final da formação os soldadores serão submetidos a exame sob a supervisão de um inspetor de soldadura do instituto BUREAU VERITAS – RINAVE para atribuição do respetivo certificado reconhecido a nível mundial.
 
 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO